terça-feira, 12 de outubro de 2010

RENDA E POUPANÇA

Quando se fala em poupança no Brasil, a primeira associação que as pessoas fazem é com a caderneta de poupança, o tipo de aplicação financeira mais simples e tradicional do país. O termo poupança, entretanto, é bem mais amplo. Poupança é a parte da renda não consumida, isto é, a parte da renda que não foi gasta na compra de bens e serviços.

A poupança das pessoas pode assumir três situações: nula, negativa e positiva. Quando uma pessoa tem poupança nula, ela gastou em consumo toda a sua renda obtida. Quando a renda obtida não é gasta totalmente em consumo, a poupança é positiva, ou seja, há “sobra” de renda. A poupança é negativa quando é gasto em consumo valor maior que a renda obtida. As pessoas com poupança negativa tem pelo menos parte de seu consumo financiado. Poupança negativa é a responsável pela existência do crédito. Imagine que uma pessoa não possui nenhuma reserva financeira, recebe seu salário mensal e o gasta totalmente no mês, sem deixar dívidas. Se essa pessoa for comprar, por exemplo, uma geladeira, a opção que dispõe é comprar a prazo ou através de um financiamento. No mês da compra, a poupança que era nula passou a ser negativa, pois a aquisição de bens para consumo foi superior à sua renda. Suponhamos que essa pessoa liquidou a geladeira e voltou à condição de poupança nula. Em determinado mês ela recebe seu 13º. Salário, mas continuou gastando totalmente apenas o seu salário mensal. Nessa situação, sua poupança passou a ser positiva, pois o 13º. não foi gasto.

Portanto, a situação de poupança das pessoas pode variar de acordo com sua renda e seu consumo. Ter poupança negativa em determinado momento não significa necessariamente uma situação ruim, pois essa condição pode ser decorrente de uma antecipação de consumo adequadamente planejada. Por outro lado, ao longo do tempo é importante que as pessoas procurem formar uma reserva de poupança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores