sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FINANÇAS PESSOAIS: INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS

No campo das finanças pode-se destacar três categorias: as finanças empresariais, as finanças públicas e as finanças pessoais. As finanças empresariais dizem respeito à administração do dinheiro pelas empresas, as finanças públicas, como o próprio nome diz referem-se à administração do dinheiro pelos municípios, estados e União e as finanças pessoais a administração do dinheiro pelas pessoas.

Em qualquer delas há sempre o envolvimento de dois tipos de decisões, as decisões de financiamento e decisões de investimentos. Ambas são faces das mesma moeda. Quanto se trata de dinheiro, geralmente as pessoas lembram do gastar, mas antes de gastar é preciso definir de onde virá o dinheiro para isso. No momento em que se estuda as opções disponíveis para conseguir o dinheiro necessário para qualquer gasto, estar-se falando de decisões de financiamento. O financiamento é, portanto, a origem do dinheiro. O financiamento pode ocorrer através de renda que já foi ganha, como salários, juros, aluguéis, venda de bens e outros, assim como pode acontecer através do endividamento, como os empréstimos, financiamentos e compras a prazo.

As decisões de investimento referem-se à aplicação do dinheiro decorrente do financiamento. Lembro novamente que o termo financiamento aqui não quer dizer necessariamente dívida, mas sim a origem do dinheiro. Vamos a um exemplo simples: as pessoas precisam suprir suas necessidades de alimentação, transporte, vestuário, saúde e outras. Para isso, precisam de dinheiro para comprar os alimentos, pagar pelo transporte, comprar roupas e calçados, etc. As decisões de compra desses bens e serviços são decisões de investimento, pois referem-se onde será aplicado o dinheiro. Agora, definir de onde virá o dinheiro para tal são decisões de financiamento.

Sempre que houver planejamento para tomar decisão de onde gastar dinheiro e onde conseguir dinheiro para esse gasto estamos falando de decisões de investimento e financiamento, independentemente de em que será gasto e da origem do dinheiro. Planejar as fontes de dinheiro e suas aplicações é um passo fundamental para administração das finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores