terça-feira, 12 de outubro de 2010

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejar é estabelecer objetivos e elaborar planos com as ações que permitam alcançá-los. O planejamento financeiro constitui o estabelecimento de objetivos de curto e longo prazo envolvendo o uso do dinheiro e as ações a realizar no sentido de alcançar esses objetivos. Assim, o primeiro elemento de um planejamento financeiro é a definição de objetivos.

O planejamento financeiro faz-se necessário porque há diversas alternativas a escolher para uso do dinheiro. Dessa forma é preciso fazer escolhas entre aquelas alternativas que levam e as que não levam ao alcance dos objetivos. A escolha deve ser por aquelas que conduzem aos objetivos definidos, ou do contrário, o planejamento perde seu sentido.

Em termos de prazo os objetivos financeiros mais imediatos são chamados de objetos de curto prazo. Eles envolvem normalmente a utilização do dinheiro em elementos ligados à própria sobrevivência, como os gastos com alimentação, moradia, vestuário, saúde, educação, transporte, etc. Os objetivos de longo prazo devem ser pensados quando as necessidades mais imediatas estiverem satisfeitas. Dentre esses objetivos pode-se citar: a compra da casa própria, compra de um veículo, realização de uma viagem, educação dos filhos, aposentadoria, dentre outros.

Um elemento muito importante para o estabelecimento dos objetivos financeiros diz respeito ao fato de que eles necessitam ser viáveis, isto é, estar dentro da capacidade financeira da pessoa. Por exemplo: imagine um jovem que acaba de ingressar no mercado de trabalho e estabelece como objetivo conseguir juntar uma reserva financeira que garanta sua sobrevivência após cinco anos de trabalho. Esse objetivo é incompatível, por mais elevada que seja sua renda, pois uma reserva financeira para garantir a aposentadoria leva anos para ser formada.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades com o dinheiro, não por ter renda pequena, mas por falta de planejamento no uso do dinheiro. Além da definição dos objetivos, no planejamento financeiro deve-se trabalhar sempre com prioridades, e à medida que os objetivos mais imediatos sejam alcançados, os esforços podem ser direcionados para outros objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores