segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CONSUMO E RENDA

O consumo é o ato adquirir e fazer uso de bens e serviços. Para consumir é necessário existir renda, seja ela já ganha ou a ganhar. As pessoas podem obter renda de diversas formas, como salários, aluguéis de bens, juros recebidos, lucros de atividades empresariais ou produtivas. A ciência econômica classifica a renda em salários, aluguéis, juros e lucros. A renda é uma compensação recebida pelo desempenho dentro de determinada atividade econômica, seja produzindo ou participando do processo de produção, como o trabalho. Atividade econômica é qualquer atividade relacionada à produção e distribuição (venda) de bens e serviços. Os salários representam a compensação ao trabalhador pelo fornecimento de sua mão-de-obra ao empregador; os aluguéis referem-se a qualquer tipo de pagamento pela utilização de bens; os juros recebidos referem-se ao “aluguel” do dinheiro a terceiros e os lucros a compensação por atividades de produção de bens e serviços.

Para consumir, as pessoas podem fazer uso tanto da renda já auferida (ganha) quanto de renda futura. Quando as pessoas usam renda futura para consumir hoje, estão fazendo uso do crédito, antecipando consumo e assumindo dívidas. Ou seja, alguém está financiando essa antecipação de consumo. Esse financiamento pode acontecer tanto através do fornecedor do bem a ser consumido, quanto por agentes do sistema financeiro, como bancos e financeiras. Como essas dívidas precisam ser pagas com renda ainda a receber, o poder de consumo futuro das pessoas com dívidas torna-se menor, pois parte da renda será direcionada ao pagamento a seu credor.

Portanto, no momento de assumir uma dívida para aquisição de bens ou serviços o consumidor precisa avaliar o impacto que essa dívida terá em sua renda futura, assim como, os benefícios que essa antecipação de consumo trará para ele. Vários problemas com dívidas são ocasionados por falta de planejamento de consumo, onde as pessoas assumem dívidas comprando coisas muitas vezes não tão necessárias e em condições que comprometem seu consumo futuro. Planejar compras é o primeiro passo para conciliar renda e consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores