terça-feira, 12 de outubro de 2010

A FUNÇÃO DOS BANCOS

Os bancos são os principais tipos de empresas que fazem parte do chamado sistema financeiro. O sistema financeiro representa um conjunto de instituições que tem por finalidade principal um processo chamado intermediação financeira. A intermediação financeira representa a ligação entre quem tem poupança positiva (renda maior que consumo) e aqueles que tem poupança negativa (renda menor que consumo). Quem tem poupança positiva geralmente guarda suas reservas em bancos. Os bancos utilizam esse dinheiro e emprestam para aqueles que estão com poupança negativa. A maior parte do dinheiro emprestado pelos bancos, portanto, é de propriedade de seus depositantes que confiaram a eles sua guarda.

A intermediação financeira é essencial para o desenvolvimento da economia do país, pois permite que as pessoas possam comprar para pagar com renda futura, através do crédito adquirido junto aos bancos. Sem ela a venda de muitos produtos de preços mais elevados estaria dificultada pela falta ou pouca existência de crédito. Com o aumento das vendas, as indústrias podem produzir mais, o comércio vender mais, gerando mais empregos, recolhendo mais impostos e permitindo levar mais renda a outras pessoas.

Os bancos também financiam a indústria e o comércio. Quando as empresas não possuem dinheiro suficiente para compra de matérias-primas, no caso da indústria, ou de mercadorias no caso do comércio, os bancos podem fornecer empréstimos que facilitam essas compras e assim as empresas podem realizar suas atividades normalmente.

Em qualquer país desenvolvido, o primeiro segmento da economia que se desenvolve é o sistema financeiro. Ter bancos fortes e confiáveis à população permite que o dinheiro circule adequadamente entre as pessoas e empresas contribuindo para o crescimento da produção de bens e serviços. Muitos especialistas dizem que o Brasil sofreu menor efeito da crise econômica mundial porque o governo adotou medidas para permitir que os bancos não diminuíssem o nível de empréstimos no país.

Apesar dos vários outros serviços atualmente prestados pelos bancos, a intermediação financeira ainda é sua função básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores