sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Educação financeira é um tema comum nos países desenvolvidos, inclusive fazendo parte do conteúdo da educação básica de muitos deles. No Brasil, o tema tem despertado atenção especialmente através da oferta de produtos de investimentos financeiros pelos bancos e outras instituições do mercado financeiro. O tema, entretanto, é bem mais amplo.

Para conceituar educação financeira, vamos desmembrar os dois termos: educação e financeira. “Educação” é um processo de aprendizado que inclui absorção e compreensão de informações gerando conhecimentos que permitem uma mudança na forma de pensar e agir das pessoas. Veja que educação não é apenas obter informações e “decorar” conhecimentos, é um processo que transforma o ser humano, especialmente pela mudança no jeito de pensar, que pode levar também a mudanças no agir. O termo “financeira” vem de finanças que é o processo de administração do dinheiro. Um autor americano conceitua finanças como a ciência e a arte de administrar o dinheiro. A educação financeira pode ser entendida como o aprendizado necessário para uma eficiente e eficaz administração do dinheiro.

As pessoas devem procurar melhorar seu nível de educação financeira para que tenha que se preocupar menos com o dinheiro, compreendendo que dinheiro é apenas uma das ferramentas de que as pessoas necessitam para sobreviver na sociedade moderna. Dinheiro não é fim, é meio.

A educação financeira passou a gerar maior interesse no Brasil nos últimos anos, devido às mudanças na economia brasileira. Felizmente o nível de empregos vem aumentando,a inflação está sob controle, as pessoas tem mais prazos para pagar suas compras no comércio, é mais fácil tomar dinheiro emprestado, o acesso a contas bancárias também é maior, e isso tudo facilita a compra daqueles bens de maior preço, mesmo para as pessoas que dispõem de renda menor. Mas essas mesmas facilidades podem se transformar em dificuldades para os consumidores, caso não administrem adequadamente suas finanças. Comprar por impulso, tomar dinheiro emprestado sem uma criteriosa análise das prestações, prazos e juros, fazer várias compras ao mesmo tempo que comprometam a capacidade de pagamento são algumas das armadilhas que podem comprometer a saúde financeira e até a saúde física e psicológica das pessoas.

Levar informações e conhecimentos que possam ajudar as pessoas no planejamento e organização de suas finanças é o objetivo deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores