domingo, 28 de novembro de 2010

O QUE É A INFLAÇÃO?


A inflação é a perda de valor do dinheiro. Como o dinheiro serve para ser trocado por produtos e serviços, quando uma quantidade de dinheiro não é mais suficiente para comprar o mesmo produto que comprava antes, o dinheiro perdeu valor. Suponha que um par de sapatos custa R$ 100 em determinado momento. Agora suponha que após um ano o mesmo par de sapatos só pode ser comprado com R$ 110. O sapato não teve nenhuma alteração, é formado pelo mesmo material e tem as mesmas características, pode até ser o mesmo sapato de antes que a loja não conseguiu vender. Nesse caso, quem perdeu valor foi o dinheiro em relação ao sapato, já que é preciso uma quantidade maior de dinheiro para comprá-lo. Assim pode acontecer com qualquer outro produto ou serviço.

Medir a inflação não é tarefa fácil, pois a quantidade de produtos e serviços existentes é muito grande e é impossível fazer a medição de aumento de preços de cada um deles. Mas como é importante medi-la, os economistas criaram os chamados índices de inflação. O índice de inflação é um número que representa o aumento médio de preços de um conjunto de produtos em determinado período de tempo. Se um índice de inflação for de 5% em um ano, por exemplo, significa que o conjunto de produtos que fazem parte do índice teve aumento médio de preço de 5% no respectivo ano.

Para calcular o valor do índice, os produtos dentro dele podem ter pesos diferentes. Hipoteticamente, imagine um índice de inflação composto por laranja, maçã, banana, abacaxi e melancia. Nesse índice a melancia vai ter um peso de 60% e as demais frutas terão pesos iguais, cada uma 10%. Isso significa que a melancia vale mais para o índice do que as demais frutas. Para encontrar o índice é preciso saber a variação dos preços de cada uma das frutas em determinado período e depois calcular a média de aumento, levando em consideração o peso que cada fruta tem no mesmo. Como a melancia representa 60% , um aumento pequeno no preço dela vai fazer com que o índice aumente mais do que se o mesmo aumento de preço acontecer nas demais frutas. Isso explica uma dúvida comum em muitas pessoas, especialmente as donas de casa quanto vão às compras: “como é que o governo diz que inflação está baixa, se o preço de produto tal aumentou demais?” Esse questionamento faz sentido e é justificado pela forma como o índice é calculado. No exemplo do índice hipotético das frutas, um dos produtos com menor peso no índice pode ter um grande aumento de preço, mas se o preço da melancia não aumentar ou até diminuir, o aumento médio pode ser muito pequeno, o que causa essa distorção onde se tem um produto que aumenta muito o preço e esse aumento causa pouco impacto no índice de inflação. Se um produto não fizer parte do índice, seu aumento não vai impactá-lo. Exemplo: se um carro de luxo (desses comprados por milionários) aumentar por exemplo 200% não terá impacto nenhum nos índices de inflação no Brasil, pois esse tipo de produto não faz parte de nenhum índice de inflação.

No próximo texto, será comentado sobre dois importantes índices de inflação no Brasil.


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Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

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