segunda-feira, 29 de novembro de 2010

INVESTIMENTOS: RENTABILIDADE E RISCO



Poupando dinheiro as pessoas podem investir no mercado financeiro, através de aplicações em bancos e outras instituições, ou montar algum negócio como comércio, indústria ou prestação de serviços, isto é, tornar-se empreendedor. Há aquelas pessoas que juntam uma quantidade de dinheiro com objetivo de montar um negócio, assim como há aquelas que mesmo tendo o dinheiro e não precisando dele no curto e médio prazos, preferem aplicar no mercado financeiro. O que determina entre essas duas escolhas? Normalmente duas variáveis, o risco e a rentabilidade.

Em se tratando de investimentos, risco é a possibilidade do ganho esperado não acontecer, enquanto rentabilidade é a quantidade de dinheiro obtida acima do valor que foi investido, sendo fruto do investimento. Voltando à questão anterior, no geral investir no mercado financeiro tem menor risco que montar um negócio. Por isso, muitas pessoas que não querem correr risco preferem deixar o dinheiro aplicado no banco do que empreender, mesmo sabendo que as chances de dar certo podem ser grandes. Para montar o negócio a pessoa precisa, além do dinheiro, ter disposição para assumir o risco envolvido. Por ter risco maior que a aplicação no banco, a rentabilidade esperada pelo empreendedor é muito maior que a obtida na aplicação financeira. Daí pode-se deduzir que quanto maior for o risco, maior será a rentabilidade desejada por quem vai investir. Quem quer correr menos risco, aceita uma rentabilidade menor.

Esses dois conceitos são os mais importantes para decidir sobre onde investir. Mesmo no mercado financeiro há aplicações de menor e maior risco. No momento de escolher investir, a pessoa não deve se iludir somente com a rentabilidade gerada no passado por determinado investimento, seja ele investimento financeiro ou empreendimento. É essencial avaliar o nível de risco que está disposta a assumir. Se desejar maior rentabilidade terá que aceitar maior risco, se não estiver disposta a aceitar maior risco, terá que aceitar uma rentabilidade menor.


2 comentários:

  1. Você parece muito inteligente :-)
    Bom post, gostei.

    ResponderExcluir
  2. A maior parte dos investidores sabe que toda escolha envolvendo investimentos requer cautela, atenção e convicção na tomada de decisão. Existem, no entanto, três aspectos importantes que influenciam diretamente nossas escolhas e que devem ser considerados pelo investidor: liquidez, segurança ou risco e rentabilidade.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores