quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

INVESTIMENTOS: RENTABILIDADE, LIQUIDEZ E SEGURANÇA


Investir é aplicar a renda poupada em alguma coisa para gerar mais renda .ou manter o patrimônio. Os investimentos podem ser feitos no mercado financeiro ou na chamada economia real. Os investimentos no mercado financeiro são feitos geralmente através dos bancos, enquanto os investimentos na economia real consistem em montar algum negócio ou na compra de algum bem com a expectativa de que ele se valorize.

Ao realizar investimentos as pessoas precisam atentar para três elementos muito importantes visando compatibilizar os investimentos com os objetivos a alcançar, a liquidez, rentabilidade e segurança.

A liquidez está relacionada à capacidade do investimento converter-se em dinheiro que possa ser utilizado pelo investidor. Investimentos em que isso acontece facilmente são chamados investimentos de alta liquidez. Investimentos em que é mais difícil convertê-los em dinheiro são ditos de baixa liquidez.

A rentabilidade é a renda gerada pelo investimento. É a rentabilidade que faz com que o investidor deixe de gastar o dinheiro no presente com o objetivo de ter um poder maior de consumo no futuro. A rentabilidade é também chamada retorno sobre investimento.

Segurança diz respeito à maior ou menor possibilidade da rentabilidade esperada ocorrer ou não. Investimentos com maior segurança são aqueles em que é alta a probabilidade do ganho esperado. Investimentos com pouca segurança tem baixa probabilidade do rendimento esperado ocorrer ou ainda risco de perda de parte do valor inicialmente investido.

É importante que o investidor antes de investir estabeleça primeiramente seus objetivos de investimentos e a partir daí equilibre esses três elementos com esses objetivos. Se quer uma maior rentabilidade, terá que assumir maior risco; se quer mais segurança, deve procurar investimentos menos arriscados; se priorizar a liquidez, deve procurar investimentos onde seja fácil obter o dinheiro investido de volta.

Quem sou eu

Graduado em Administração, especialização em Gestão Pública. Bancário e professor no curso de Administração. Certificado como analista de investimentos do mercado de capitais (CNPI), analista registrado na APIMEC-Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Certificado em investimentos financeiros na modalidade CPA20 pela ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais. Cursos de aperfeiçoamento - pela FGV-Fundação Getúlio Vargas:Mercado de Ações a Vista, Finanças Empresariais, Consultoria em Investimentos Financeiros, Gestão de Crédito e Risco, Balanced Scorecard, Gestão de Tesouraria, Finanças Internacionais e Política Macroeconômica, Fundamentos de Economia Internacional; pelo IBMEC-Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais: Matemática Financeira e Instrumentos e Operações do Mercado Financeiro; pela FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras: Avaliação de Empresas. Vários anos dedicados ao estudo dos temas Mercado Financeiro e Finanças.Já ministrou várias turmas das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária I e II nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Seguidores